quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Artigos de quinta: Racismo na América do Sul. Negro e Brasil

Vivo na maior cidade negra da América Latina mas isso não faz de Salvador um local confortável para um negro viver.
Hoje com tantas políticas de amparo e reparação. Mesmo com a comprovação científica que somos todos iguais (obrigada projeto Genoma) ainda há algumas pessoas que carregam em si este consentimento: de que somos diferente por causa da cor da pele. Desde pequenos aqui no Brasil algumas pessoas associam o negro a coisas ruins, como a criminalidade e etc. 
Bem, a história do negro aqui no país começou de uma forma desumana. O Brasil foi uma colônia de exploração portuguesa e para tal eles necessitavam de mão de obra para explorar as riquezas do país. Como os índios que aqui viviam não se renderam ao poder português, houve a comercialização de PESSOAS negras vindas de diversas áreas da África. Inclusive com consentimento da Igreja Católica, segundo tal igreja negros não tinham alma(?) e por isso poderiam ser vendidos como objetos qualquer, a Igreja quis destruir este povo também bem como sua religião e sobrenome, mas felizmente apesar de todo preconceito a cultura africana resiste através de várias gerações. Construíram a história deste país com suor e sangue, miscigenou todo o povo e enriqueceu a cultura e o modo de falar do brasileiro (Basta perceber a grande diferença do português falado aqui para o falado em Portugal). Após tantos anos de trabalho e por força da Inglaterra, Portugal decide então libertar os negros do trabalho escravo e estes sem trabalho foram formando o que é conhecido como favelas no nosso país.
Porém ninguém pode contestar o poder que a negritude brasileira possui perante a nossa sociedade. Fico triste ao ver que em alguns países da América do Sul existam eventos de preconceito tão explicito como o ocorrido no Peru. Uma pena, por que isso só faz-nos ver que a humanidade ainda precisa e muito rever os seus conceitos. Sei que este tema nunca seria abordado aqui no meu blog, contudo devido as circunstâncias precisava escrever algo sobre isso...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo! Deixe seu comentário! :-)

Real Time Web Analytics