domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pelourinho ou simplesmente Pelô

Quando se pensa em História e  cultura baiana, impossível não lembrar do Pelourinho. Um dos meus locais preferidos em Salvador, ver o por do sol, comer um acarajé, assistir um show ou simplesmente andar pelos becos e ruelas do Pelô é como entrar numa máquina do tempo e viajar por sobre os séculos. Aquele lugar representava a dor e a tortura de negros, mas hoje em dia explode na representação cultural mais autentica da afro brasilidade.
Bem, como todo baiano amo de paixão o Pelourinho. Em 2010, durante meu curso de Inglês, frequentei muito aquela região e conheci um pouco mais sobre um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos do Brasil. Meu curso ficava ao lado da Casa Fundação Jorge Amado, no largo do Pelô. 
As terças feiras, o Olodum ensaiava e era impossível não aproveitar. Mesmo que o batuque ficasse ao fundo das aulas de pronúncia. Outra coisa que adorava eram os gelatos, sempre adorei sorvete e aqui na Bahia existem algumas docerias que vendem sorvetes artesanais italianos. Além de restaurantes do mundo inteiro, no Pelô come-se da culinária baiana até a européia. 
Outra particularidade do Pelourinho é o fato de todo mundo sorrir facilmente a todo mundo, lá dá para sentir o cheiro de melanina e as cores de Salvador bem mais de perto...


Dica de Passeio: No Centro histórico de Salvador existem uma porção de Igrejas, como a Rosário dos Pretos toda em ouro e museus históricos. Os mais interessantes: Museu das Baianas e a Casa de Jorge Amado, amado escritor que sempre escreveu a Bahia em seus versos. Quando você vier não esqueça de visitar também a Fundação Antônio Carlos Magalhães, o Instituto ACM que este mês tem uma exposição sobre a maior Ialorixá da Bahia: Mãe Menininha do Gantois. Outra dica importante: procure calçar algo confortável, as ladeiras do Pelô são todas em pedras e meio escorregadias. 
Cruzeiro de São Francisco com a Igreja no Fundo num dia de sol

As cores e cheiros do largo do pelourinho

Vista dos casarões. É esta vista que temos quando olhamos para o alto...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo! Deixe seu comentário! :-)

Real Time Web Analytics