quinta-feira, 6 de março de 2014

Timidez

O poder dos quietos,
uma boa sugestão de leitura

Certa vez fui presenteada com um livro que tratava da timidez como uma qualidade a ser preservada. Era um tanto quanto interessante. Neste livro figurava pessoas como o presidente dos Estados Unidos, o Obama. 
Eu nunca tive problemas com a minha timidez. Mas achava que o fato de ser tímida poderia atrapalhar minhas relações sociais e quem sabe um dia tornar-me uma pessoa que apreciava mais a solidão do que estar ao lado das pessoas. Resolvi fazer teatro. Fiz, resolveu em partes. Minha dicção melhorou, consigo conter um pouco mais minhas emoções mas quanto a timidez... Esta me acompanha até hoje.
Algumas pessoas mais próximas ao meu círculo de amizade não me acham tímida. Sabe aquela velha história de uma pessoa gaga que canta divinamente bem. Eu sou assim, a única diferença que não sou gaga. Sou tímida. 
Mas analisando sob o ponto do livro e dos ensinamentos recebidos desde a infância, nenhum de nós é ensinado o calar. Nós não aprendemos a silenciar e ouvir o outro, tentar entender. Coisa que somente as pessoas mais tímidas o fazem com mais exatidão. Ensinamos aos nossos filhos/sobrinhos/alunos o poder das palavras, mas não a cura milagrosa do silêncio do aprender a ouvir o outro. E com tanta tecnologia, o que menos pensamos é em calar-se...
E uso da minha timidez para analisar as pessoas mais de perto. Para conhecer outras histórias e para fazer o que mais gosto: Observar as pessoas...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo! Deixe seu comentário! :-)

Real Time Web Analytics